Checklists

Confira abaixo os checklists para o processo de financiamento imobiliário. Para facilitar a vida de quem está passando por essa etapa, preparamos este artigo com os checklists necessários para o processo de financiamento imobiliário, seja para o vendedor, quanto para o comprador e também o checklist do imóvel.

Confira os documentos necessários para darmos início ao processo de financiamento e aquisição de um imóvel.

Se for utilizar FGTS:

  • RG e CPF ou CNH na validade
  • Certidão de estado Civil (¹)
  • Comprovante de Endereço
  • Comprovante de Renda (²)

 

Foto ou documento escaneado:

  • Extrato Analítico do FGTS (pode ser da INTERNET modelo completo ou analítico)
  • Comprovante de Endereço Atual e Ano anterior em nome do titular do FGTS – exemplo (¹)
  • Declaração do IRPF do ano vigente completo (²)
  • Cópia simples da Carteira Profissional (³)

Confira os documentos necessários dos vendedores para darmos início ao processo de financiamento

  • Dados bancários conta corrente
  • RG e CPF (cônjuge se houver)
  • Certidão de estado Civil (¹)
  • Email de todos Vendedores
  • Procuração (se houver)
  • RG e CPF do Procurador (se houver)
Informações e documentos escaneados
¹ Certidão de estado Civil
Solteiro: Certidão de Nascimento.
Casado: Certidão de Casamento.
Casados em Comunhão Total de Bens: Certidão de Casamento (Verificar a data do casamento. Se for após a data de 26/12/1977, deverá ser enviado a Escritura e Registro do Pacto Antenupcial)
Separação Total de Bens: Certidão de Casamento e Escritura e Registro do Pacto Antenupcial.
União estável: Documento de União Estável e Escritura e Registro do Pacto Antenupcial.

Confira os documentos do imóvel para darmos inicio ao processo

Foto ou documento escaneado:

  • Matricula Atualizada com certidão de Ônus
  • Capa do IPTU (¹)
  • CND do imóvel
  • CND do condomínio
¹ Capa do IPTU
Deve conter áreas de metragem ou documento que substitua como Ficha espelho de dados cadastrais, junto a prefeitura. Caso seja terreno apresentar planta de localização.

Caso o imóvel possua dívida na Caixa

  • Contrato de financiamento junto à Caixa (subsídio)
  • Informar a data de vencimento da prestação do financiamento junto a Caixa
  • Nome, telefone e email do gerente
  • Saldo devedor atualizado e forma de pagamento (¹)
  • Enviar Qualificação, Dados do Representante, Procuração e Substabelecimento, Clausulas padrão
¹ Saldo devedor atualizado e forma de pagamento
Enviar e-mail para o Banco Interveniente solicitando o saldo com prazo mínimo de 10, 15 e 20 dias e para quitação

Confira os documentos necessarios para sacar o seu FGTS

Informações e documentos escaneados

  • Extrato Analítico do FGTS (¹)
  • Comprovante de Endereço Atual e Ano anterior em nome do titular do FGTS – exemplo (²)
  • Declaração do IRPF do ano vigente completo (³)
  • Cópia simples da Carteira Profissional (⁴)
¹ Extrato Analítico do FGTS
Pode ser da INTERNET modelo completo ou analítico
² Comprovante de Endereço atual e ano anterior
Exemplo: 05/2014 e 05/2013
Conta consumo: agua, energia, telefone, gás, fatura de cartão de crédito com bandeira Visa/Master
Página inteira frente e verso; ou Declaração de vínculo empregatício da Empresa
³ Declaração do IRPF do ano vigente completo
Enviar com as 02 paginas de protocolo (atenção: se retificadora tem que solicitar a original )
Obs: quando houver imóvel declarado solicitar a matricula comprovando a venda do imóvel
Cópia simples da Carteira Profissional
Enviar as páginas com as seguintes informações: – Número da CTPS; – Foto; – Qualificação Civil; – Contratos de trabalho; – Anotação do número do PIS ou cartão do PIS (comprovar 3 anos sob o regime do FGTS);
Clique aqui para baixar a Carteira de Trabalho Digital

Imóvel com dívida na Caixa

  • Contrato de financiamento junto à Caixa (subsídio)
  • Informar a data de vencimento da prestação do financiamento junto a Caixa
  • Nome, email e telefone do gerente
  • Saldo devedor atualizado e forma de pagamento (¹)
  • Enviar Qualificação, Dados do Representante, Procuração e Substabelecimento, Clausulas padrão
¹ Saldo devedor atualizado e forma de pagamento
Enviar e-mail para o Banco Interveniente solicitando o saldo com prazo mínimo de 10, 15 e 20 dias e para quitação
¹ Certidão de Estado Civil

– Solteiro: Certidão de Nascimento.
– Casado: Certidão de Casamento.
– Casados em Comunhão Total de Bens: Certidão de Casamento (Verificar a data do casamento. Se for após a data de 26/12/1977, deverá ser enviado a Escritura e Registro do Pacto Antenupcial)
– Separação Total de Bens: Certidão de Casamento e Escritura e Registro do Pacto Antenupcial.
– União estável: Documento de União Estável e Escritura e Registro do Pacto Antenupcial.

² Comprovante de Renda

– Os 3 últimos Holerites
– O último Pró-labore
– Declaração de Imposto de Renda com o Recibo de Entrega

¹ Comprovante de Endereço

– Atual e Ano anterior: Exemplo: (05/2014 e 05/2013)
– Conta consumo: água, energia, telefone, gás, fatura de cartão de crédito com bandeira Visa/Master
– Página inteira frente e verso ou Declaração de vínculo empregatício da Empresa

² Declaração do IRPF

Ano vigente completo com as 02 páginas de protocolo
Atenção: se retificadora tem que solicitar a original
Obs.: quando houver imóvel declarado solicitar a matrícula comprovando a venda do imóvel

³ Cópia simples da Carteira Profissional

Deve conter as seguintes informações:
– Número da CTPS;
– Foto;
– Qualificação Civil;
– Contratos de trabalho;
– Anotação do número do PIS ou cartão do PIS (comprovar 3 anos sob o regime do FGTS).
– Link para baixar a Carteira de Trabalho Digital